sexta-feira, 24 de julho de 2009

COCKER SPANIEL


Cocker Spaniel Inglês é uma das raças que mais apresenta variações de cores, existindo mais de quinze coloraçõe. Se é de interesse preservar as características da raça, alguns cuidados devem ser tomados antes de colocar os cães para cruzarem, objetivando a pureza dos padrões da raça. Nesta matéria, estaremos apresentando as colorações permitidas para o Cocker Spaniel Inglês bem como algumas dicas para saber qual a coloração dominante em um cruzamento.
:: As cores
Divide-se as cores em duas categorias: sólidas e particolores. As sólidas são aqueles inteiramente de uma cor ou que no máximo apresentam uma segunda (sob forma de marcas em tom canela (tan) acima dos olhos, nas laterais do focinho, face interna das orelhas, no peito, face internas da coxas, patas e embaixo da cauda). A cor branca só é aceita se for uma pequena mancha no peito. Já os particolores podem apresentar de duas a três cores, sendo que uma delas é sempre a branca. Cruzamento entre as cores
Se você quer saber como obter uma cor de filhotes desejada, é preciso saber alguns fatores genéticos, a saber:
- As cores sólidas são sempre dominantes sobre as particolores. Isto quer dizer que ao cruzar um cocker de coloração sólida com outro particolor, a ninhada será predominantemente sólida. Contudo, todos os filhotes terão o gene particolor.
- O cruzamento de cães particolores nunca geram filhotes de coloração sólidas. Todavia, no cruzamento de cães sólidos pode-se obter filhotes particolores.
- O preto sempre é dominante sobre qualquer outra coloração. O cruzamento entre dois cães pretos podem gerar filhotes dourados, mas nunca o inverso.
- Nos particolores o Ruão é sempre dominante

Nenhum comentário:

Postar um comentário